Vol. VI, nº 60, dezembro de 2013

27 de dezembro de 2013 Editoriais

Na seção de críticas da edição de dezembro de 2013 da Questão de Crítica, Patrick Pessoa escreve sobre A outra cidade, peça de Pedro Brício que esteve em cartaz no CCBB, no Rio. João Cícero Bezerra escreve sobre Incêndios, de Wajdi Mouawad, montagem idealizada por Felipe de Carolis, com direção de Aderbal Freire-Filho, em cartaz no Teatro Poeira. Daniel Schenker escreve sobre O pastor, espetáculo dirigido por Carina Casuscelli que esteve em cartaz no Solar de Botafogo.

Na seção de conversas, Angela Leite Lopes, tradutora de Incêndios, responde questões de Daniele Avila Small e Dinah Cesare sobre o seu trabalho de tradução da peça. Dâmaris Grün e Mariana Barcelos conversam com a equipe de realização do FITU – Festival Integrado de Teatro da UNIRIO.

Na seção de traduções, publicamos um artigo da pesquisadora argentina Pamela Brownell, resultante da sua participação no evento Diálogos sobre Teatro Documentário, idealizado e realizado por Davi Giordano, tradutor do artigo, e pelo Grupo Garimpo, realizado em setembro de 2013 no Pavilhão do Teatro do Anônimo.

Na seção de estudos, publicamos textos produzidos a partir das mesas-redondas do 2º Encontro Questão de Crítica, divididas em três temas.

Sobre o tema da primeira mesa, a função do dramaturgista, publicamos textos de Henrique Gusmão e Fátima Saadi. Sobre o tema da segunda mesa, a crítica no cinema e nas artes, temos artigos de Consuelo Lins e João Cícero Bezerra. Sobre o tema da terceira e última mesa, crítica e historiografia, publicamos textos de Ana Maria de Bulhões-Carvalho e Valmir Aleixo.

Edelcio Mostaço, que participou da mesa sobre crítica e historiografia, colabora com um texto sobre arte, técnica e método: Teatro, o ato e o fato estético. Publicamos também o texto que Valmir Santos escreveu a partir de sua palestra de abertura: Instabilidades na recepção crítica ao teatro de pesquisa.

O 2º Encontro Questão de Crítica  está documentado e pode ser assistido no nosso canal no Vimeo: https://vimeo.com/questaodecritica. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no blog do Encontro Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/encontro/

Com esta edição, encerramos uma fase dos trabalhos da Questão de Crítica. A partir de agora, passamos a publicar edições trimestrais (em março, junho, setembro e dezembro), procurando dar mais atenção às demais seções da revista, que até então tem priorizado a seção de críticas, como já sinalizamos nesta edição.

Neste mês, divulgamos os indicados ao 1º Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação e, em janeiro, divulgaremos os indicados do 2º semestre de 2013 ao 3º Prêmio Questão de Crítica. As informações sobre ambas as premiações estão no blog do Prêmio Questão de Crítica: http://questaodecritica.com.br/premioqdc/

Colaboraram nesta edição:

Ana Maria de Bulhões-Carvalho, Consuelo Lins, Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Davi Giordano, Dinah Cesare, Edelcio Mostaço, Fátima Saadi, Henrique Gusmão, João Cícero Bezerra, Pamela Brownell, Patrick Pessoa, Valmir Aleixo, Valmir Santos.

Editora:

Daniele Avila Small

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores