Vol. III, nº 24, agosto de 2010

31 de agosto de 2010 Editoriais

A edição de agosto de 2010 traz críticas de duas peças cariocas: Pedro Allonso escreve sobre Guy de Maupassant, em cartaz no Solar de Botafogo, e Dinah Cesare analisa Os Inocentes, que fez sua primeira temporada no SESC Copacabana e depois seguiu em cartaz no Gláucio Gill.

Ainda na seção de críticas, Daniel Schenker escreve sobre Psicose 4h48, montagem de Marcos Damaceno do texto de Sarah Kane, espetáculo de Curitiba que esteve em cartaz na Caixa Cultural; e Dâmaris Grün escreve sobre A mulher que ri, espetáculo de São Paulo, dirigido por Yara de Novaes, que fez parte da programação do FESTLIP – Festival de Teatro da Língua Portuguesa.

A seção de processos traz um artigo de Sueli Araujo, diretora da CiaSenhas de Teatro, de Curitiba, sobre a criação de Homem Piano – uma instalação para a memória, espetáculo que foi analisado por Luciana Romagnolli na edição de julho.

Na seção de estudos, Raphael Cassou escreve sobre a transposição do texto literário para a cena a partir de um espetáculo encenado por Christianne Jatahy em 2003, Memorial do Convento, adaptado do romance de José Saramago.

Colaboraram nesta edição:

Dâmaris Grün, Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Dinah Cesare , Pedro Allonso, Raphael Cassou e Sueli Araujo.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores