Vol. VI, nº 58, agosto de 2013

31 de agosto de 2013 Editoriais

A edição de agosto da Questão de Crítica traz textos que falam sobre peças de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de lançar um olhar para a produção universitária carioca.

Da cena carioca, João Cícero Bezerra escreve sobre Garras curvas e um canto sedutor, peça de Daniele Avila Small, dirigida por Felipe Vidal, que esteve em cartaz em junho e julho na Sala Rogério Cardoso da Casa de Cultura Laura Alvim. Mariana Barcelos escreve sobre Cine-Mostro, terceira peça de Daniel MacIvor encenada por Enrique Diaz, que também atua neste monólogo que esteve em cartaz no Oi Futuro – Flamengo. Daniel Schenker escreve sobre O controlador de tráfego aéreo, do grupo Alfânega 88, dirigido por Moacir Chaves, em cartaz no Teatro Serrador.

Olhando para a produção universitária do Rio, Diego Reis faz a crítica da peça Sobre Troia[s], de Luiz Paulo Corrêa e Castro, direção de Bruno Henriquez, que esteve em cartaz no Forte de São João [Forte da Urca], numa parceria inédita entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério do Exército.

Da cena de São Paulo, Natalia Nolli Sasso escreve sobre Os adultos estão na sala, texto e direção de Michelle Ferreira, do grupo A Má Companhia Provoca, que estreou em março no Sesc Pinheiros e neste mês de agosto reestreia no TUSP – Maria Antônia. Ana Cristina Pinho escreve sobre uma das recentes criações do grupo Os Fofos Encenam, Dar corda para se enforcar, do projeto Baú da Arethuzza, idealizado por Fernando Neves. Outro projeto criado em São Paulo, Peep Classic Ésquilo, está na seção de críticas com texto de Patrick Pessoa, que assistiu às peças no Rio de Janeiro, durante a passagem do projeto pelo Espaço Sesc.

Na seção de conversas, João Cícero Bezerra e Evângelo Gasos falam sobre a obra Totem-Fetiche, apresentada na Exposição Fronteiras – Corpo, Visualidade e Política, com curadoria de Felipe Scovino e Giselle Ruiz, em cartaz na galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto entre os dias 27/06 e 28/07, no Rio de Janeiro.

Neste mês, lançamos a edição comemorativa – impressa – dos 5 anos da Questão de Crítica (que deveria ter sido lançada em março, nosso mês de aniversário), que reúne críticas das peças indicadas ao 2º Prêmio Questão de Crítica. Em breve, divulgaremos o link para comprar o livro online.

Colaboraram nesta edição:

Ana Cristina Pinho, Daniel Schenker, Diego Reis, João Cícero Bezerra, Mariana Barcelos, Natalia Nolli Sasso, Patrick Pessoa.

Editora:

Daniele Avila Small.

Foto do lançamento, realizado no Instituto do Ator.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores