Vol. V, nº 48, setembro de 2012

30 de setembro de 2012 Editoriais

A edição de setembro da Questão de Crítica traz críticas de espetáculos produzidos dentro e fora do Brasil. Do festival Porto Alegre em Cena, Daniel Schenker escreve sobre a montagem alemã de Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brecht, dirigida por Claus Peymann, do Berliner Ensemble. De Curitiba, Luciana Eastwood Romagnolli escreve sobre a peça As Tramoias de José na Cidade Labiríntica, da Obragem Teatro e Cia.

A seção de críticas traz ainda três textos sobre produções do Rio de Janeiro. Raphael Cassou escreve sobre Fã-Clube, texto de Keli Freitas dirigido por Renato Livera, a nova peça da Cia Físico de Teatro, que fez temporada no SESC Rio. João Cícero Bezerra escreve sobre O maravilhoso museu da caça e da natureza, espetáculo dirigido por Renato Linhares, que esteve em cartaz no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, na programação do Projeto Entre. Dinah Cesare escreve sobre A gaivota, de Anton Tchekhov, dirigida por Bruno Siniscalchi, que faz sua estreia na direção com esta montagem. A peça esteve em cartaz no Teatro Gláucio Gill, na programação da Ocupação Complexo Duplo.

De fora do Brasil, publicamos textos sobre dois trabalhos relacionados à performance. Paulo Aureliano da Mata escreve sobre a performance-instalação I love you, de Snežana Golubović, que esteve na programação do Rapid Pulse International Performance Art, Festival da Defibrillator Performance Art Gallery, na cidade de Chicago. Tales Frey faz a crítica do espetáculo The Life and Death of Marina Abramović, encenada por Bob Wilson, atualmente em turnê pela Europa.

Neste mês, divulgamos os indicados do primeiro semestre de 2012 ao 2º Prêmio Questão de Crítica. A festa de premiação será realizada em março de 2013 no Rio de Janeiro. Para saber sobre a primeira edição do Prêmio Questão de Crítica, visite o site: http://questaodecritica.com.br/premioqdc/

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Dinah Cesare, João Cícero Bezerra, Luciana Eastwood Romagnolli, Paulo Aureliano da Mata, Raphael Cassou, Tales Frey.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores