Vol. VI, nº 55, maio de 2013

29 de maio de 2013 Editoriais

A edição de maio de 2013 da Questão de Crítica está concentrada na seção de críticas. Foram analisadas peças de diferentes cidades do Brasil, pois acompanhamos a programação do Festival Palco Giratório, além das peças que estão em cartaz na cidade.

Estas são as críticas do Festival:

Daniel Schenker escreve sobre Boi, trabalho solo de Guido Campos Correa, da SerTão Teatro Infinito Cia., de Goiânia. Dinah Cesare escreve sobre Caetana, espetáculo da Duas Companhias, de Recife, formada por Lívia Falcão e Fabiana Pirro. Daniele Avila Small escreve sobre Luis Antonio-Gabriela, da Cia Mugunzá, de São Paulo, fazendo uma ponte com a peça TransTchekov, trabalho de Celina Sodré também apresentado no contexto do Palco Giratório. A aproximação entre as peças foi sugerida pela curadoria do festival, que convidou Celina Sodré para o debate do Pensamento Giratório sobre as peças.

Em junho, daremos continuidade às críticas da programação do Palco Giratório.

Da programação carioca, publicamos duas críticas. Daniel Schenker escreve sobre O que você mentir eu acredito, peça dirigida por Rodrigo Portella, com texto de Felipe Barenco sobre diversos contos de Caio Fernando Abreu, em cartaz no teatro do Sesi. Dinah Cesare escreve sobre 5 garrafas de cana e 1 caju maduro, texto e direção de Leon Góes, que esteve em cartaz no Parque das Ruínas durante o mês de maio.

De São Paulo, Julia Guimarães escreve sobre Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo, espetáculo do Grupo XIX de Teatro criado a partir de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues.

No dia 31 de maio, a equipe da Questão de Crítica ministra uma oficina de crítica no Espaço Cultural Escola Sesc. Informações no blog: http://teatroescolasesc.wordpress.com/2013/04/12/inscricoes-abertas-oficina-sobre-critica-teatral/

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Dinah Cesare, Julia Guimarães Mendes.

Editora:

Daniele Avila Small.

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Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

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