Vol. III, nº 23, julho de 2010

31 de julho de 2010 Editoriais

A edição de julho de 2010 traz dois artigos na seção de estudos: um estudo de Daniela Amorim sobre o espaço em Na solidão dos campos de algodão e outras peças de Bernard-Marie Koltès; e um texto de Pedro Allonso sobre os espetáculos de Bia Lessa realizados no CCBB nos aons 90.

Na seção de críticas, Luciana Romagnolli escreve sobre o espetáculo da Cia Senhas de Teatro, de Curitiba, Homem Piano – uma instalação para a memória; Dinah Cesare faz uma análise do espetáculo Merci, solo de Ana Barroso dirigido por Moacir Chaves; e Daniel Schenker escreve sobre Devassa, espetáculo da Cia dos Atores dirigido por Nehle Franke, a partir de A caixa de Pandora de Frank Wedekind.

Publicamos críticas de espetáculos que fazem parte da programação do FESTLIP – Festival de Teatro da Língua Protuguesa, que acontece este mês no Rio de Janeiro: a peça Ferro em brasa, do grupo paulista Os Fofos Encenam, é analisada por Dinah Cesare; Só cheira borracha da Companhia de Teatro Kudumba, de Moçambique, é analisada por Dinah Cesare e Pedro Allonso.

Participamos de dois importantes encontros: o debate sobre a discussão pública sobre teatro, realizado no Espaço Cultural Sérgio Porto, na programação do Projeto Entre, e a mesa-redonda sobre a imprensa no universo teatral da língua portuguesa, no FESTLIP.

Colaboraram nesta edição:

Daniela Amorim, Daniel Schenker, Dinah Cesare, Daniele Avila Small, Luciana Romagnolli e Pedro Allonso.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores