Vol. I, nº 4, junho de 2008

25 de junho de 2008 Editoriais

Na edição de junho, a revista Questão de Crítica vai acompanhar o FESTLIP – Festival de Teatro de Língua Portuguesa, que vai acontecer no Rio de Janeiro de 4 a 15 deste mês com grupos de Portugal, Brasil, Cabo Verbe, Moçambique e Angola. Para iniciar os trabalhos, publicamos uma crítica de Pedro Manuel sobre o espetáculo Luto clandestino do grupo português O Bando, que estará no festival. Além de publicarmos críticas dos espetáculos do FESTLIP, continuamos nossos estudos sobre o teatro carioca com críticas das peças –Nu de mim mesmo da Cia Teatro Autônomo; Jardim das Cerejeiras, que integra o repertório do diretor Moacir Chaves no Teatro Maria Clara Machado; O dragão, da Amok Teatro; e Um homem e três janelas da Companhia de Teatro das Inutilezas. Ao longo do mês colocaremos também nosso olhar sobre a montagem do espetáculo Memória afetiva de um amor esquecido, do grupo Os Dezequilibrados, cujo processo tivemos oportunidade de acompanhar.

Estendendo mais uma vez o olhar até São Paulo, trazemos uma conversa com o diretor Antunes Filho, realizada por Daniel Schenker. Na seção ensaios, publicamos o texto O que é, mais uma vez, a crítica?, de Daniele Avila, que coloca algumas questões sobre a crítica através de referências que nos têm balizado e orientado. Na seção de traduções, inauguramos um projeto que abre nossa perspectiva de estudo. Pretendemos publicar traduções de críticas feitas em outras línguas, com o objetivo de lançar um olhar mais amplo sobre a escrita de crítica atual, sobre os diferentes formatos e abordagens que ela pode ter em outras circunstâncias. Esse projeto se desdobra em duas frentes de pesquisa: traduções de críticas em língua estrangeira sobre espetáculos, de um modo geral; e traduções de críticas feitas por estrangeiros sobre espetáculos brasileiros. Começamos pela segunda diretriz com a tradução de Felipe Vidal para a crítica de Jean-Pierre Thibaudat sobre o espetáculo BR-3, do Teatro da Vertigem.

Colaboraram nesta edição:

Anna Esteves, Daniel Schenker, Daniele Avila, Dinah Cesare, Felipe Vidal, Humberto Giancristofaro, Marcio Freitas, Pedro Manuel e Viviane Soledade.

Editores:

Daniele Avila Small, Dinah Cesare e Marcio Freitas.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores