Vol. V, nº 41, fevereiro de 2012

22 de fevereiro de 2012 Editoriais

A edição de fevereiro de 2012 traz críticas de peças que estão em cartaz atualmente no Rio de Janeiro e de outras peças, que já não estão mais em cartaz na cidade.

Das peças em cartaz no mês de fevereiro, publicamos crítica de Dinah Cesare para Criados em cativeiro, texto de Nicky Silver dirigido por Jefferson Miranda, em cartaz no Oi Futuro; e para Breu (em breve), peça de Pedro Brício com direção de Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa, que está no CCBB até o início de março.

Daniel Schenker escreve sobre Música para cortar os pulsos, da Cia Empório de Teatro Sortido, de São Paulo, que tem texto e direção de Rafael Gomes, que fez curta temporada no SESC e em abril volta ao Rio para uma segunda temporada.

Humberto Giancristofaro escreve sobre Duplo Crimp, montagem que une os textos O campo e A cidade, de Martin Crimp, com direção de Felipe Vidal, em cartaz na programação da Ocupação Complexo Duplo do Teatro Gláucio Gill. Na TV Questão de Crítica, nosso canal no Vimeo, disponibilizamos o vídeo da conversa sobre o Duplo Crimp, realizada no ciclo de debates Encontro Pensamento.

A seção de críticas também conta com textos sobre peças de 2011, que não estão mais em cartaz. Isso se deve ao fato de que estamos publicando textos sobre peças que estão indicadas ao 1º Prêmio Questão de Crítica. Outside, um musical noir, texto de Pedro Kosovski encenado por Marco André Nunes com Aquela Companhia, tem crítica de Daniele Avila Small; Penso ver o que escuto, criação da Cia Bufomecânica sobre textos de Shakespeare, é analisado por Raphael Cassou; e a montagem de Gilberto Gawronski e Warley Goulart para Ato de comunhão, de Lautaro Vilo, recebe crítica de Dinah Cesare.

Na seção de conversas, Luciana Romagnolli entrevista Antonio Araújo sobre o livro A gênese da Vertigem e sobre a trajetória do Teatro da Vertigem.

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Dinah Cesare, Humberto Giancristofaro, Luciana Eastwood Romagnolli, Raphael Cassou.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores