Vol. V, nº 40, janeiro de 2012

31 de janeiro de 2012 Editoriais

Na seção de críticas, a edição de janeiro traz críticas de peças que estrearam esse mês no Rio de Janeiro e outras que estão em cartaz desde o ano passado. Daniel Schenker escreve sobre a peça A propósito de Senhorita Julia, adaptação de Walter Lima Jr e José Almino para o texto de Strindberg, com Alessandra Negrini, Armando Babaioff e Dani Ornellas. Dinah Cesare faz a crítica de Meu avesso é mais visível que um poste, de Emanuel Aragão, da Cia das Inutilezas, que faz temporada durante o mês de janeiro no SESC. Ainda das estreias de janeiro, Pedro Allonso escreve sobre A mecânica das borboletas, texto recente de Walter Daguerre encenado por Paulo de Moraes no CCBB, com Eriberto Leão, Ana Kutner, Otto Jr e Suzana Faini.

Da temporada de 2011, três peças têm crítica nesta edição. Você precisa saber de mim, espetáculo dirigido por Jefferson Miranda com Luiza Mariani, Alexandre Nero e Gisele Fróes, que ficou em cartaz no galpão do Teatro Tom Jobim, tem crítica de Mariana Barcelos. O filho eterno, monólogo de Charles Frick com texto de Cristóvão Tezza, que está em cartaz há quase um ano nos palcos cariocas recebe crítica a quatro mãos de Dâmaris Grün e Pedro Allonso. A peça Feito pra acabar, criada no contexto do Curso de Direção Teatral da UFRJ por Vanessa Silveira e Ricardo Libertini, fez parte da 11ª Mostra de Teatro da UFRJ. A peça, que foi desenvolvida numa pesquisa de teatro documentário, contou com a participação de Laura Becker e Daniel Gnattali, e tem crítica de Dâmaris Grün.

Na seção de traduções, Paulo Aureliano da Mata publica mais uma tradução de uma peça curta de Carolina Balbi: Água-viva. Ele já tinha traduzido a peça curta Luz interior, publicada na edição de janeiro de 2011. Na seção de estudos, Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior escreve sobre o teatro recente de Gerald Thomas.

No dia 31 de janeiro, realizaremos no Teatro Gláucio Gill mais uma edição do Encontro Pensamento, que agora conta com a parceria do programa Vivo EnCena. Com curadoria de Humberto Giancristofaro e Dâmaris Grün, o debate deste mês será sobre o Duplo Crimp, montagem que reúne dois textos do dramaturgo contemporâneo Martin Crimp: O campo e A cidade. Participarão do debate Marcelo Rangel e Marta Brito. Informações no blog da Ocupação Complexo Duplo: complexoduplotgg.wordpress.com.

Na TV-Questão de Crítica, estão disponíveis em versão integral e em alta resolução os debates do 1º Encontro Questão de Crítica. Visite nosso canal no Vimeo: http://vimeo.com/questaodecritica.

Já divulgamos os indicados de 2011 para a primeira edição do Prêmio Questão de Crítica:
http://questaodecritica.com.br/premioqdc/ Visite!

Colaboraram nesta edição:

Carolina Balbi, Dâmaris Grün, Daniel Schenker, Dinah Cesare, Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior, Mariana Barcelos, Paulo Aureliano da Mata, Pedro Allonso.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores