Vol. III, nº 27, novembro de 2010

30 de novembro de 2010 Editoriais

A edição de novembro de 2010 da Questão de Crítica traz textos sobre espetáculos do Rio de Janeiro e de outras cidades, como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, e – na seção de traduções – um texto sobre peças criadas fora do Brasil.

Na seção de críticas, Edelcio Mostaço, que esteve no Rio de Janeiro, escreve sobre a peça da Armazém Cia de Teatro, Antes da coisa toda começar que está em cartaz no CCBB; Humberto Giancristofaro faz uma análise da peça 201, de Dulce Penna de Miranda, que fez curta temporada no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto; Pedro Allonso escreve sobre a nova peça do grupo Os Fodidos Privilegiados, Comédia russa, que tem texto de Pedro Brício e está em sua segunda temporada, agora no Centro Cultural da Justiça Federal; Dinah Cesare escreve sobre Cartas de amor – Electropoprockoperamusical, de Flavio Graff.  De Curitiba, Luciana Romagnolli escreve sobre O visitante, montagem da Ruminar Cia de Teatro para o texto de Hilda Hilst.

Sobre a programação do ACTO 2!, evento realizado pelo grupo Espanca! em Belo Horizonte no mês de outubro, Daniele Avila Small escreve sobre a peça Hygiene, do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, e sobre Descartes com lentes, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba. Na TV Questão de Crítica, que agora está no Vimeo, estão online as duas conversas que se deram em Belo Horizonte:  a conversa com Grace Passô, do Espanca! e a conversa com a Cia. Brasileira de Teatro, ambas realizadas por Felipe Vidal.

A seção de taduções traz um texto do crítico de teatro americano Keith Bowers, traduzido por Paulo Biscaia Filho, diretor da Cia. Vigor Mortis, de Curitiba. O texto fala sobre peças do Shocktoberfest, festival de Grand Guignol que aconteceu em outubro em San Francisco, California, nos Estados Unidos. Entre as peças analisadas no texto de Bowers, está O laboratório maldito (The Forsaken Laboratory), criação da Vigor Mortis com integrantes do grupo Trillpeddlers.

Na seção de estudos, Juliana Pamplona escreve sobre a dramaturgia da autora inglesa Sarah Kane a partir dos personagens das suas cinco peças: Blasted, Phaedra’s Love, Cleansed, Crave, 4.48 Psychosis.

Colaboraram nesta edição:

Daniele Avila Small, Dinah Cesare, Edelcio Mostaço, Felipe Vidal, Humberto Giancristofaro, Juliana Pamplona, Keith Bowers, Luciana Esatwood Romagnolli, Paulo Biscaia Filho, Pedro Allonso.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores