Vol. V, nº 45, junho de 2012

25 de junho de 2012 Editoriais

Na edição de junho de 2012 da Questão de Crítica publicamos diversos textos críticos de peças em cartaz no Rio de Janeiro, produzidas por artistas do Rio, de Brasília e de Curtiba.

Dinah Cesare escreve sobre duas peças. Uma delas é Arte, texto de Yasmina Reza, dirigido por Emílio de Mello, com Vladimir Brichta, Claudio Gabriel e Marcelo Flores, em cartaz no Teatro do Leblon. A outra é Nada, espetáculo dos Irmãos Guimarães com direção deles e de Miwa Yanagizawa, a partir do universo de Manoel de Barros, que esteve em cartaz no Oi Futuro Flamengo.

João Cícero Bezerra escreve sobra A primeira vista, texto de Daniel MacIvor dirigido por Enrique Diaz, com Mariana Lima e Drica Moraes, que estreou no Teatro Poeira e em breve estará novamente em cartaz no Teatro do Leblon.

Pedro Allonso escreve sobre Por que você é pobre?, trabalho do coletivo de performance Heróis do Cotidiano, dirigido por Tania Alice, que fez uma curta temporada no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, o Castelinho do Flamengo.

Mariana Barcelos escreve sobre Paisagem Nua, espetáculo que faz parte da Trilogia da Matéria, de Joelson Gusson, e que esteve em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto, ma programação do Projeto Entre.

Dâmaris Grün escreve sobre a montagem de Barba Azul – A esperança das mulheres, peça de Dea Lohrer dirigida por Oscar Saraiva com alunos da UniverCidade, que fez temporada no Teatro Gonzaguinha, no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na programação da Ocupação Artística Vem!.

Raphael Cassou escreve (em breve) sobre À meia-noite levarei teu cadáver, nova criação da companhia curitibana Vigor Mortis, que homenageia o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com Leandro Daniel Colombo e direção de Paulo Biscaia Filho, que esteve no Rio por ocasião do 1º Festival Cena Brasil Internacional.

Colaboraram nesta edição:

Dâmaris Grün, Dinah Cesare, João Cícero Bezerra, Mariana Barcelos, Pedro Allonso, Raphael Cassou.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores