Vol. III, nº 19, março de 2010

24 de março de 2010 Editoriais

A edição de março de 2010, que marca o aniversário de dois anos da Questão de Crítica, traz textos sobre espetáculos assistidos no Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Alguns se apresentam este mês no Festival de Teatro de Curitiba.

Daniel Schenker escreve sobre Hamelin, peça de Juan Mayorga dirigida por André Paes Leme, em cartaz no CCBB; Daniele Avila escreve sobre Manifesto Ciborgue, espetáculo criado por Joelson Gusson; Dinah Cesare escreve sobre In On It, texto de Daniel MacIvor drigido por Enrique Diaz, atualmente em cartaz no Teatro Faap, em São Paulo. Valmir Santos escreve sobre O ruído branco da palavra noite, espetáculo da Companhia Auto-Retrato, dirigido por Caetano Gotardo e Marina Tranjan, que esteve em cartaz em São Paulo. De Florianópolis, Edélcio Mostaço escreve sobre O amargo santo da purificação, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

A seção de estudos traz um artigo sobre Antonin Artaud, escrito por Humberto Giancristofaro, que também traduziu A reprise (resposta ao pós-dramático), texto de Jean-Pierre Sarrazac, que está na seção de traduções desta edição. Ao longo do mês, publicaremos ainda outros textos.

Em breve, vamos postar na TV Questão de Crítica, nosso canal no You Tube, alguns momentos da mesa-redonda realizada no dia 10 deste mês no Espaço Cultural Sergio Porto, que teve como tema o estatuto da crítica diante da arte contemporânea. Participaram da mesa os diretores Aderbal Freire-Filho e Fábio Ferreira, e uma das editoras da Questão de Crítica, Daniele Avila. O evento faz parte da programação do Projeto Entre – ocupação do Espaço Cultural Sergio Porto.

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Dinah Cesare, Edélcio Mostaço, Humberto Giancristofaro e Valmir Santos.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare,

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores