Vol. VI, nº 59, outubro de 2013
Com a edição de outubro de 2013 da Questão de Crítica, iniciamos um processo de mudança na proposta editorial da revista: estamos experimentando alterar a periodicidade, deixando de publicar edições mensais. Neste ano, teremos apenas mais duas edições: esta e a de dezembro.
Neste mês, na seção de críticas, Julia Guimarães escreve sobre a peça Estrada do Sul, criação do Grupo XIX de Teatro em parceria com a Compagnia Del Teatro dell’Argine, da Itália, que fez apresentações na vila Maria Zélia, em São Paulo. O teatro italiano também é contemplado na crítica de Edelcio Mostaço para o espetáculo Sobre o conceito da face no filho de Deus, de Romeo Castellucci, que esteve em cartaz no festival Porto Alegre em Cena.
Das temporadas no Rio, Daniel Schenker escreve sobre Antes da chuva, peça da Cia. Cortejo, de Rodrigo Portella, que esteve em cartaz no Espaço Sesc. O grupo de Três Rios está na cidade apresentando seu repertório na Sede das Cias. Dinah Cesare escreve sobre Nem mesmo todo o oceano, adaptação do livro de Alcione Araújo encenado por Inez Viana. Da mesma diretora, a peça Maravilhoso, escrita por Diogo Liberano, tem crítica de Daniele Avila Small.
Da cena universitária, Mariana Barcelos escreve sobre O instante que desapareceu, montagem de formatura da Escola de Teatro Martins Pena, dirigida pela atriz e professora Carolina Virgüez. Renan Ji escreve sobre O último Godot, peça de Mátei Visniec dirigida por Maíra Kestenberg no contexto das práticas de montagem da UNIRIO, que esteve em cartaz no FITU – Festival de Teatro Integrado da UNIRIO, evento realizado por iniciativa dos alunos. Ainda da programação do FITU, a partir do Laboratório de Críticas realizado no festival, Mayara Yamada escreve sobre a relação entre a exposição Vênus nos espelhos de Fernando Codeço e a performance Sonho Alterosa, de Caio Riscado.
Na seção de estudos, o 50º Theatertreffen (Encontro teatral), que acontece em Berlim, é analisado por Fátima Saadi, que acompanhou as atividades do evento a convite do Ministério alemão das Relações Exteriores. Ainda publicamos um artigo de Daniele Avila Small, elaborado para a mesa-redonda Tendências dramatúrgicas contemporâneas, que integrou a programação do I Seminário Latino-americano de Teatro organizado pelo Instituto Boal na Faculdade de Letras da UFRJ, em outubro de 2013.
Colaboraram nesta edição:
Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Dinah Cesare, Edelcio Mostaço, Fátima Saadi, Julia Guimarães Mendes, Mariana Barcelos, Mayara Yamada, Renan Ji.
Editora:
Daniele Avila Small.