Vol. II, nº 13, março de 2009

25 de março de 2009 Editoriais

Em março de 2009 a Questão de Crítica completa o seu primeiro ano de atividade, com cerca de 14.000 visitantes de mais de 260 cidades no Brasil e 40 países no mundo. Foram mais de 120 textos publicados, nas seções de críticas, conversas, estudos, processos e traduções. Em 12 meses, agregamos novos colaboradores e começamos a publicar críticas de espetáculos de fora do Rio de Janeiro. A revista continua sendo, como se propôs no início, um lugar de pesquisa das possibilidades da crítica e pretende, com a continuidade do trabalho, se consolidar como um lugar de discussão livre e aberta sobre as artes cênicas dentro e fora do Rio de Janeiro.

Neste mês, publicamos críticas de espetáculos como A alma boa de Setsuan, de Bertold Brecht, com direção de Marco Antonio Braz, que está em turnê pelo Brasil; Negrinha, um trabalho do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, que faz temporada no Casarão Austregésilo de Athayde; e também da performance O outro beijo no Asfalto, da Cia Excessos, de Portugal.  Na seção de traduções, publicamos dois textos em formato de conversa: uma entrevista realizada com uma amiga de Antonin Artaud e um diálogo fictício entre um homem de teatro e o crítico francês Francisque Sarcey.

A seção de estudos traz os seguintes textos: Rasuras sobre o conceito de figura em Samuel Beckett, uma abordagem dos personagens desse autor de acordo com a noção de figura de Erich Auerbach; As funções do herói e do curinga em Arena conta Tiradentes, uma análise da crítica de Anatol Rosenfeld para esse espetáculo, além de uma resenha do livro A mulher e o teatro brasileiro do século XX. Publicamos ainda uma conversa com Carla Faour, atriz e dramaturga atualmente em cartaz com a peça A arte de escutar. Ao longo do mês, continuaremos a atualizar o site com outros artigos, como o texto sobre o processo da peça Rock’n’Roll, de Tom Stoppard, dirigida por Felipe Vidal e Tato Consorti, que estréia no fim de março no Festival de Curitiba.

A partir de abril, vamos experimentar uma forma mais dinâmica de atualização do site, disponibilizando textos desde o início de cada mês, sem esperar que uma edição fique pronta para que os textos sejam publicados.

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Daniele Avila, Dinah Cesare, Edelcio Mostaço, Fabio Ferreira, Helena Mello e Michelle Nicié.

Editores:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores