OFICINA DE CRÍTICA DE TEATRO
Informações sobre horários e procedimentos de inscrição pelo e-mail contato@questaodecritica.com.br Os interessados devem enviar breve currículo para seleção.
1º Módulo
Ministrante: Luciana Romagnolli
A prática da crítica:
Nesse primeiro módulo, propõe-se a reflexão e o debate sobre a crítica teatral contemporânea como base para o exercício prático da produção crítica textual. Tópicos abordados: O que é crítica? A função da crítica. A crítica no contexto da indústria cultural. Diálogos com a obra, diálogos com o espectador. Breve história da crítica teatral no Brasil. Modelos de análise de espetáculo. A crítica da crítica: análise comparada da produção brasileira atual. Prática de produção de textos críticos.
Luciana Romagnolli é curitibana, graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2006; com especialização em Literatura Dramática e Teatro pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2008; e mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2007, atua no jornalismo cultural como repórter e crítica de teatro, com passagem pelo jornal paranaense Gazeta do Povo e, atualmente, no jornal mineiro O Tempo. É colaboradora da Revista Eletrônica Questão de Crítica.
2º Módulo
Ministrante: Valmir Santos
O crítico na cena:
Propomos investigar uma anatomia do crítico: o sentido do seu trabalho, a vinculação com o objeto de estudo, em que medida colocar-se no lugar do outro. As demandas éticas e ideológicas do ofício desde os primeiros passos da formação e profissionalização da categoria artística, nos anos 1940, até os dias que correm. O pendor ao monologismo. A “máscara” jornalística. O imperativo da centimetragem e o produto espetáculo. A desimportância da reflexão nos meios de comunicação. O maniqueísmo do “curti” ou “não curti”. A resistência do pensamento criativo no campo da recepção que, como a Arte, pressupõe elaboração, interpretação e transgressão orgânica do estabelecido.
Valmir Santos é jornalista cultural desde 1992. Edita o site independente Teatrojornal – Leituras de Cena. Colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico. Atuou na Folha de São Paulo por dez anos. Escreveu históricos de grupos como Parlapatões (SP), Armazém Cia. de Teatro (RJ), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) e Grupo XIX de Teatro (SP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP.