COORDENAÇÃO GERAL Daniele Avila

CURADORIA Daniele Avila, Dinah Cesare e Humberto Giancristofaro

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Humberto Giancristofaro

PRODUÇÃO EXECUTIVA Dâmaris Grün

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Mariana Barcelos, Pedro Allonso e Raphael Cassou

PROGRAMAÇÃO VISUAL Criareal: Denize Barros e Marcelo Gava

REALIZAÇÃO Instituto Galpão Gamboa, Revista Questão de Crítica e Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais

PATROCÍNIO Secretaria Municipal de Cultura

 

PARTICIPANTES:

Adriana Schneider é atriz, diretora, escritora, pesquisadora de teatro, professora adjunta do Curso de Direção Teatral da UFRJ. É integrante do Grupo Pedras de Teatro.

Alessandra Vanucci é diretora e dramaturga, doutora em Letras e professora de Teoria Teatral. Dirigiu, entre outros espetáculos, A descoberta das Américas.

Ana Bernstein é crítica e pesquisadora de teatro, formada pela UniRio, com Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ. Atualmente cursa o Doutorado em Performance Studies na New York University.

Antonio Guedes é professor do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor do Teatro do Pequeno Gesto.

Cezar Migliorin é professor do Departamento de Cinema e do Programa de pós-graduação em Comunicação da UFF.

Christiane Jatahy é diretora, dramaturga e atriz. Fundadora da Companhia Vértice de Teatro, seu trabalho se centra na pesquisa de linguagem e nas relações entre ator e público.

Christine Junqueira é jornalista formada pela PUC-Rio e doutora em Teatro pela UniRio

Daniel Schenker é doutorando da UniRio e crítico de teatro do Jornal do Comércio, da Isto É / Gente e da Revista Questão de Crítica.

Fátima Saadi é tradutora e dramaturgista da companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto, no âmbito da qual edita a revista Folhetim e a coleção Folhetim/Ensaios.

Felipe Ribeiro é artista visual e um dos diretores artísticos da plataforma de curadoria Atos de Fala.

Joelson Gusson é ator, diretor, cenógrafo e produtor. Fundou e dirigiu todas as montagens da Cia Dragão Voador Teatro Contemporâneo. Formado como ator pela CAL e em Teoria do Teatro pela UNIRIO, fez parte do Studio Stanislavski, dirigido por Celina Sodré e da Cia de Ópera Seca de Gerald Thomas. É integrante do grupo Coletivo Improviso e, juntamente com Daniela Amorim, é diretor artístico do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (RJ), para os anos de 2010 e 2011.

José Luiz Rinaldi é compositor, diretor e  filósofo, empreende a pesquisa de múltiplas interações entre a música, a palavra e a cena, orientado pela investigação poética da arte e do homem.

Luciana Romagnolli é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Literatura Dramática e Teatro, e atua no jornal mineiro O Tempo e na Revista Questão de Crítica.

Marina Vianna é atriz, professora de teatro, mestra e doutoranda em teatro pela Unirio. Dentre os seus trabalhos, estão Devassa com a Cia dos Atores; A falta que nos move de Christiane Jatahy; Fim de partida, direção de Pedro Brício.

Michelle Nicié é Doutora em Artes Cênicas pela UniRio com estudo sobre a obra de Samuel Beckett. Fez doutorado-sanduíche pela Paris III Sorbonne Nouvelle, Ecole Doctorale, Arts & Médias.

Micheline Torres é bailarina, coreógrafa e performer. Estudou Artes Cênicas na UniRio e Filosofia na UFRJ. Desde 2000 desenvolve trabalhos próprios situados entre a dança contemporânea, a performance e as artes visuais. Integra o coletivo internacional Sweet and Tender Collaborations.

Moacir Chaves é diretor de teatro e professor do departamento de Direção Teatral da UniRio. Atualmente, dirige a Alfândega 88 Cia. de Teatro

Sidnei Cruz é poeta, dramaturgo e produtor cultural. Responsável pela criação e curadoria do palco giratório desde seu nascimento até o ano de 2007. Atualmente é Assessor de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio.

Tania Alice é artista-pesquisadora, performer e diretora artística, junto com Gilson Motta, do Coletivo de Performance “Heróis do Cotidiano”. Doutora pela Universidade de Aix-Marseille (França), é atualmente professora adjunta na Escola de Teatro da UniRio.

Valmir Santos, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, é jornalista cultural desde 1992. Edita o site independente Teatrojornal – Leituras de Cena. Colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico.

Vitor Lemos é mestre em Teatro pela UniRio, coordenador do Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e Professor do Curso de Artes Cênicas da PUC/RJ.

 

CURADORES

Daniele Avila é tradutora e crítica de teatro. Mestranda em História Social da Cultura pela PUC-Rio, tem graduação em Teoria do Teatro pela UniRio. Idealizadora e editora da Revista Questão de Crítica.

Dinah Cesare é mestra em Artes Cênicas pela UniRio, atriz, professora de training físico para atores e é integrante do Instituto do Ator no Rio de Janeiro. Idealizadora e sócia-colaboradora da Revista Questão de Crítica.

Humberto Giancristofaro é escritor. Formado em Filosofia pela UFRJ e Université Paris VIII, atualmente mestrando em Filosofia na UFRJ, pesquisador das teorias francesas de Estética Contemporânea. Sócio-colaborador da Revista Questão de Crítica.

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.