Oficina de crítica com Valmir Santos
25 a 29 de março, das 15h às 18h
A oficina pretende partilhar ferramentas para análise dos principais elementos constitutivos da cena teatral, traçar um panorama histórico da crítica no jornalismo brasileiro, sondar a imbricação com a universidade, discutir procedimentos técnicos, estilísticos e éticos do ofício, além de diagnosticar perplexidades e perspectivas sobre o presente. Valmir Santos é jornalista cultural desde 1992. Edita o site independente Teatrojornal – Leituras de Cena. Colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico. Atuou na Folha de São Paulo por dez anos. Escreveu históricos de grupos como Parlapatões (SP), Armazém Cia. de Teatro (RJ), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) e Grupo XIX de Teatro (SP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP.
Oficina de crítica com Luciana Romagnolli
22 a 26 de abril, das 15h às 18h
Oficina teórica e prática de crítica de teatro, destinada a desenvolver a escrita sobre teatro a partir de um olhar crítico particular, que compreenda a análise e o debate de ideias acerca das linguagens e das experiências artísticas. Os encontros serão espaço para refletir sobre as funções da crítica; questões éticas; a relação entre artistas, críticos e público; os desafios da crítica no contexto da indústria cultural; e a dimensão da presença e a afetação convival como componentes fundamentais do acontecimento poético. No âmbito da prática, serão realizados exercícios de produção de textos críticos, discutidos conjuntamente; e a análise comparada da produção de crítica de teatro brasileira atual. Luciana Romagnolli é jornalista, crítica de teatro e mestranda em artes cênicas. Desenvolve, desde 2011, pesquisa de mestrado em teatro pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou cobertura de teatro pela Gazeta do Povo (PR), de 2007 a 2010, e no jornal O Tempo (MG), de 2011 a 2012, como redatora e repórter. Atualmente, é crítica colaboradora da revista eletrônica Questão de Crítica e fundadora e crítica do blog Horizonte da Cena.
Seminário de História da Crítica: A crítica de teatro no Brasil moderno e contemporâneo.
10 de maio a 26 de julho de 2013
Sextas-feiras, das 10h às 13h
Espaço Sesc – Sala de Oficinas
O recorte proposto pretende fazer um estudo sobre a escrita da crítica de teatro e as diretrizes do pensamento crítico na história do teatro brasileiro, com foco no eixo Rio-São Paulo, tanto no âmbito do que é considerado moderno, quanto na contemporaneidade. O seminário será dividido em duas partes. Nas primeiras seis semanas, o foco será direcionado para a crítica no teatro moderno. Serão lidos textos críticos e teóricos de Décio de Almeida Prado e Yan Michalski, bem como estudos sobre eles. Na segunda parte, a partir da sétima semana, a ênfase estará no momento contemporâneo. Os principais textos estudados serão de Silvia Fernandes e José da Costa. Entrelaçando os recortes, serão discutidos textos sobre a função da crítica e a relação da produção de conteúdo sobre teatro com o público leitor/espectador.
Orientação do seminário:
Daniele Avila Small é pesquisadora, tradutora e crítica de teatro. Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio, fez a graduação em Teoria do Teatro na UNIRIO. É uma das fundadoras, e atual Presidente, da Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais.
Dinah Cesare é teórica do teatro, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA- UFRJ, dentro da Área de Teoria e Experimentações em Arte, na Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, e mestra em Artes Cênicas pela UNIRIO.
Inscrições: contato@questaodecritica.com.br