Vol. VII, nº 62, junho de 2014

30 de junho de 2014 Editoriais

Para a edição de junho de 2014, sugerimos uma reflexão sobre o trânsito entre categorias, sobre a presença de outras artes no campo ampliado das artes cênicas. A partir desta proposta, publicamos textos sobre trabalhos em que a dança, a performance art, o cinema e/ou a literatura estão presentes.

Na seção de críticas, Dinah Cesare escreve sobre Pindorama, espetáculo mais recente da Lia Rodrigues Companhia de Danças, encenado no Centro de Artes da Maré. Ivana Menna Barreto escreve sobre a performance O confete da Índia, de André Masseno, que fez apresentações no Solar de Botafogo.

Patrick Pessoa faz a crítica de Deus e o diabo na terra do sol, montagem de Jefferson Almeida a partir do filme de Glauber Rocha. Desirée Pessoa escreve sobre E se elas fossem pra Moscou? de Christianne Jatahy, montagem teatral que se desdobra em um filme editado ao vivo pela diretora. As duas peças estiveram em cartaz no Espaço Sesc. Damaris Grün escreve sobre uma promissora montagem de formatura dos alunos do primeiro semestre de 2014 da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras: Yerma, de Federico Garcia Lorca, com direção de Renato Carrera.

Da cidade de São Paulo, Natalia Nolli Sasso faz a crítica de A Pior Banda do Mundo, peça da Cia. dos Outros inspirada nos quadrinhos homônimos do artista português José Carlos Fernandes, a partir de suas conexões com o Surrealismo e com o Realismo Fantástico.

De festivais internacionais recentes no Brasil, Daniele Avila Small escreve sobre Cineastas, peça do dramaturgo e diretor argentino Mariano Pensotti, espetáculo que se apresentou na MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo em março deste ano; e Renan Ji escreve sobre Assombrações do Recife Velho, da companhia Os fofos encenam, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro na programação do Cena Brasil Internacional.

Da cena londrina, Manoel Friques faz a crítica da peça Adler & Gibb de Tim Crouch, espetáculo atualmente em cartaz no Royal Court Theatre em Londres, que põe em jogo a relação entre a arte conceitual e a indústria do entretenimento.

Na seção de estudos, Fátima Costa de Lima e Fernando Marés escrevem sobre o trânsito entre a materialidade textual e o espaço cênico na encenação contemporânea. Em um texto sobre o artista como produtor, Dinah Cesare discute a noção de arte a partir de Walter Benjamim, Marcel Duchamp e Nicolas Borriaud.

Para falarmos sobre os 50 anos do golpe militar, reproduzimos nesta seção um artigo de Edelcio Mostaço publicado originalmente em 1983, sobre a política cultural desenvolvida pelo regime militar no Brasil.

Na seção de conversas, publicamos um debate realizado no Instituto do Ator, a cargo de Celina Sodré, com os criadores da peça O duelo, espetáculo da mundana companhia adaptado de conto homônimo de Anton Tchekhov, com direção de Georgette Fadel.

Na seção de processos, Micheline Torres narra sua trajetória e os percalços do processo de criação de seus trabalhos mais recentes sob o título de Meu corpo é minha política.

Na seção de traduções, para dar continuidade ao nosso projeto de intercâmbio com pensadores e criadores de teatro na América Latina, publicamos uma tradução de Luciana Romagnolli para o artigo A poética teatral em marcos axiológicos: critérios de valoração, no qual Jorge Dubatti aponta critérios para a crítica de teatro. Com este mesmo propósito, publicamos uma versão em castellano de Manuel Guerrero para crítica de Daniele Avila Small do espetáculo de Mariano Pensotti, Cineastas.

Tendo em vista as apresentações da peça O duelo no Festival de Teatro de Avignon, publicamos nesta edição a crítica de Renan Ji (publicada originalmente na edição de março de 2014), traduzida para o francês por Diego Viana. Esperamos, com isso, contribuir para repercussão do teatro brasileiro fora do país.

Aproveitamos a ocasião para confirmar a realização do 3º Encontro Questão de Crítica no primeiro semestre de 2015, tendo em vista que o nosso projeto foi selecionado no edital do Rumos – Itaú Cultural. Em breve, divulgaremos informações sobre datas e programação.

Visite o nosso canal no Vimeo para assistir a debates e palestras de eventos organizados pela Questão de Crítica: vimeo.com/questaodecritica

Colaboraram nesta edição:
Daniele Avila Small, Dâmaris Grün, Desirée Pessoa, Diego Viana, Dinah Cesare, Edelcio Mostaço, Fátima Costa de Lima, Fernando Marés, Ivana Menna Barreto, Jorge Dubatti, Luciana Romagnolli, Manoel Silvestre Friques, Manuel Guerrero, Micheline Torres, Natalia Nolli Sasso, Patrick Pessoa, Renan Ji e colaboradores do Instituto do Ator.

Conselho Editorial:
Dinah Cesare, Henrique Gusmão, Gabriela Lírio, Michelle Nicié, Patrick Pessoa e Viviane da Soledade.

Coordenação geral:
Daniele Avila Small.

Conheça os indicados do 1º semestre de 2014 ao 4º Prêmio Questão de Crítica :: http://questaodecritica.com.br/premioqdc/indicados-do-1o-semestre-de-2014-ao-4o-premio-questao-de-critica/

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores