Vol. VI, nº 53, março de 2013

31 de março de 2013 Editoriais

Em março de 2013, a Questão de Crítica completa 5 anos de atividades. Para comemorar, realizamos neste mês o 2º Prêmio Questão de Crítica e o 2º Encontro Questão de Crítica. Os contemplados na nossa premiação podem ser conhecidos no seguinte link: http://questaodecritica.com.br/premioqdc/premiados-2o-premio-questao-de-critica-2012/. As informações sobre as próximas atividades do encontro podem ser encontradas aqui: http://www.questaodecritica.com.br/encontro/programacao-2013/.

A edição de março traz textos nas seções de críticas e de estudos.

Na seção de críticas, Daniel Schenker escreve sobre Uma história oficial, da Cortejo Cia de Teatro, dirigida por Rodrigo Portella, em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim. Renan Ji escreve sobre Céu sobre chuva ou Botequim, de Gianfrancesco Guarnieri, com direção de Antonio Pedro Borges, em cartaz no Centro Cultural dos Correios.

Dinah Cesare escreve sobre duas peças: Duo sobre desvios, de Cadu Cinelli e Fabrício Moser, que esteve em cartaz no Rio Art Hostel; e Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, com direção de Renato Carrera, atualmente em cartaz no Teatro Sesc Ginástico.

João Cícero Bezerra escreve sobre Vazio é o que não falta, Miranda, do Teatro Inominável, com direção de Diogo Liberano, que estreou no contexto do Curso de Direção Teatral da UFRJ, fez apresentações no Rio em diferentes ocasiões e agora se apresentará no Fringe do Festival de Curitiba.

Mariana Barcelos escreve sobre Os miseráveis, montagem da XII Mostra de Teatro da UFRJ, do aluno-diretor Pedro Rothe. A análise dos espetáculos de escolas de formação profissional em teatro é parte dos trabalhos para o Prêmio Yan Michalski para o Teatro em Formação, que terá sua primeira edição em 2014.

Na seção de estudos, Daniel Schenker reedita uma matéria – escrita por ele no Jornal do Commercio em 5 de fevereiro de 1997 – sobre Luiz Carlos Ripper, cujo trabalho pode ser conhecido no Centro Cultural dos Correios, na exposição organizada por Lidia Kosovski.

Natalia Nolli Sasso escreve sobre as criações do diretor Nelson Baskerville com diferentes companhias em São Paulo. Manoel Silvestre Friques escreve sobre criações recentes de Peter Brook, Richard Foreman, Peggy Shaw e Judith Malina, que estiveram em cartaz há pouco tempo em Nova York.

Colabroraram nesta edição:

Daniel Schenker, Dinah Cesare, João Cícero Bezerra, Manoel Silvestre Friques, Mariana Barcelos, Natalia Nolli Sasso, Renan Ji.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores