Vol. VI, nº 51, janeiro de 2013

31 de janeiro de 2013 Editoriais

A edição de janeiro de 2013 da Questão de Crítica traz textos sobre processos criativos e críticas de espetáculos atualmente em cartaz na cidade, bem como críticas de peças que já saíram de cartaz, mas que têm potencial de circulação e continuidade.

Dinah Cesare escreve sobre Farnese de Saudade, trabalho solo de Vandré Silveira com direção de Celina Sodré que põe em cena a pesquisa do ator sobre o artista plástico Farnese de Andrade. Ela também escreve sobre O líquido tátil, peça do Grupo Espanca! criada em parceria com o diretor argentino Daniel Veronese, que esteve em cartaz no CCBB no segundo semestre do ano passado, junto com o repertório do grupo.

Daniel Schenker e João Cícero escrevem sobre O lugar escuro, peça de Heloisa Seixas dirigida por André Paes Leme atualmente em cartaz na arena do Espaço SESC, com Camilla Amado, Clarice Niskier e Laila Zaid.

Mariana Barcelos escreve sobre Moi Lui, segunda peça do projeto Beckett, na qual Ana Kfouri está em cena com a direção de Isabel Cavalcanti. O espetáculo está em cartaz no Teatro Poeirinha, juntamente com Primeiro Amor, que teve crítica publicada na edição de dezembro de 2012 da Questão de Crítica.

Renan Ji escreve sobre Oréstia, projeto de Malu Galli, com direção dela e de Bel Garcia a partir da trilogia de Ésquilo. A peça estreou ainda em 2012 e cumpriu temporada na Casa de Cultura Laura Alvim.

Na seção de processos, Jefferson Almeida escreve sobre o processo de criação da sua montagem de Deus e o diabo na terra do sol, realizada a partir do filme de Glauber Rocha, no contexto do curso de Direção Teatral da UNIRIO. Ainda nesta seção, Andrea Santiago escreve sobre a 2ª edição do projeto ENCENA, realizado na Galeria TAC, na Lapa. A intenção do evento, idealizado e produzido por Luciana Guerra Malta, é que grupos apresentem parte do seu processo de criação e/ou linha de trabalho que resultará numa montagem, para ter um retorno do público durante o processo.

Colaboraram nesta edição:

Andrea Santiago, Daniel Schenker, Dinah Cesare, Jefferson Almeida, João Cícero Bezerra, Mariana Barcelos, Renan Ji.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores