Vol. V, nº 49, novembro de 2012

30 de novembro de 2012 Editoriais

A edição de novembro de 2012 traz uma série de críticas de peças do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte, de grupos consagrados e outros recém-formados.

São duas as peças de São Paulo analisadas nesta edição. Daniel Schenker escreve sobre Bom Retiro 958 metros, do Teatro da Vertigem, espetáculo apresentado nas ruas do bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

Dinah Cesare escreve sobre Ficção, projeto da Cia. Hiato, que reúne cinco solos autobiográficos criados pelos atores e pelo diretor do grupo, Leonardo Moreira. As peças foram trazidas para o Rio em outubro, na programação do Tempo Festival.

O espetáculo Estufa, de Nina Balbi, apresentado no contexto da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena, também tem crítica de Dinah Cesare, que realizou ainda uma conversa com a diretora, na seção de conversas.

Entre as outras peças criadas no Rio de Janeiro analisadas nesta edição estão Cine Gaivota, em cartaz no Parque da Ruínas, com direção de Daniela Amorim; Valsa nº6, de Nelson Rodrigues, monólogo com Luisa Thiré e direção de Claudio Torres Gonzaga, em cartaz no galpão do Espaço Tom Jobim.

Mariana Barcelos escreve sobre Esta criança, texto de Joël Pommerat dirigido por Marcio Abreu, uma parceira da Companhia Brasileira de Teatro com Renata Sorrah, que atua no espetáculo em cartaz no CCBB.

De Belo Horizonte, o grupo Espanca! traz ao Rio seu repertório. Dinah Cesare escreve sobre Amores surdos, espetáculo do grupo que tem texto de Grace Passô e direção de Rita Clemente, que esteve em cartaz no CCBB.

Em breve, divulgaremos informações sobre o 2º Encontro Questão de Crítica,  que se realizará a partir de março de 2013, com debates, oficinas e um seminário de História da Crítica. Também em março do ano que vem, quando completaremos cinco anos de atividades regulares, vamos realizar a 2ª edição do Prêmio Questão de Crítica.

No dia 4 de dezembro, a partir das 20h, haverá o lançamento de mais um texto de teatro pelo Selo Questão de Crítica, capitaneado por Humberto Giancristofaro: Breu, de Pedro Brício. O lançamento vai acontecer na Editora Multifoco, na Lapa, com uma edição especial do Encontro Pensamento, um debate com Dinah Cesare e Daniel Schenker. O endereço é Av. Mem de Sá 146, Lapa.

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Dinah Cesare e Mariana Barcelos.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores