Vol. V, nº 47, agosto de 2012

31 de agosto de 2012 Editoriais

A edição de agosto da Questão de Crítica está concentrada na seção de críticas. Publicamos textos sobre peças produzidas no Rio, em São Paulo e no Chile, espetáculos realizados por diretores de diferentes gerações, como o veterano Miguel Falabella e o jovem Iuri Kruschewski.

Pedro Allonso escreve sobre Auch, do grupo chileno Teatro Phi, que se apresentou na segunda edição do Festival De Trupe: encontro de grupos teatrais, organizado pelo grupo Milongas.

Dâmaris Grün escreve sobre a peça de Iuri Kruschewski, É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que eu vivi, em cartaz no Café do Teatro Gláucio Gill, na Ocupação Complexo Duplo. A peça estreou no projeto Incubadora, da Ocupação Vem! do Teatro Gonzaguinha.

Dinah Cesare escreve sobre Inglaterra – versão brasileira, de Tim Crouch, que faz parte do projeto Peças em Galeria, idealizado por Maíra Gerstner, que atua na peça ao lado de Pedro Brício, com direção de Bel Garcia, nas galerias do Centro Cultural Justiça Federal.

Publicamos também uma crítica escrita por alunos da oficina de crítica de Dinah Cesare, ministrada no contexto da mostra Teatro na Contramão, do Teatro Escola SESC. O espetáculo analisado também integrou a mesma mostra: a peça Cachorro morto, da Cia Hiato, de São Paulo. Os autores da crítica são Renan Ji, Taianny Ferreira e Thiago Braga.

Daniel Schenker escreve sobre a remontagem de A partilha, de Miguel Falabella, peça que o autor e diretor estreou 22 anos atrás e que reestreou este ano no Teatro Oi Casa Grande.

Na TV Questão de Crítica, nosso canal no Vimeo, publicamos vídeos do Encontro Pensamento, ciclo de debates do qual Dâmaris Grün e Humberto Giancristofaro fazem a curadoria, que reúnem pesquisadores de diversas áreas para conversar sobre peças em cartaz na programação da Ocupação Complexo Duplo no Teatro Gláucio Gill.

Colaboraram nesta edição:

Dâmaris Grün, Daniel Schenker, Dinah Cesare, Pedro Allonso, Renan Ji, Taianny Ferreira, Thiago Braga.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores