Vol. IV, nº 38, novembro de 2011

28 de novembro de 2011 Editoriais

O mês de novembro de 2011 ficou marcado pela realização do 1º Encontro Questão de Crítica, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de novembro no Galpão Gamboa, na programação do Gamboavista, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu diversos profissionais das Artes Cênicas em debates sobre a crítica de teatro sob diferentes perspectivas. A palestra de abertura, que ficou a cargo de Fátima Saadi, foi uma homenagem ao crítico de teatro Yan Michalski, que, além de estar disponível na íntegra na TV Questão de Crítica, deu origem ao texto publicado na seção de estudos nesta edição de novembro, intitulado Memórias de Yan.

Esta mesma seção traz ainda dois textos: A questão da teatralidade em Sul concetto di volto nel figlio di Dio, estudo de Andrea Stelzer sobre a nova criação de Romeo Castellucci, da Socìetas Raffaello Sanzio; e um artigo de Patrícia Furtado de Mendonça sobre a atuação do Odin Teatret no Brasil, através de workshops e do relançamento do dicionário de antropologia teatral.

A seção de críticas da edição de novembro da Questão de Crítica traz uma série de textos sobre espetáculos que estiveram em cartaz no Rio de Janeiro deste mês – de produções cariocas, uma peça de São Paulo e uma criação francesa.

Patrick Pessoa, em sua primeira colaboração com a Questão de Crítica, escreve sobre a peça Ana e o Tenente, de Rafael Camargo, que tem direção de Joelson Medeiros e está em cartaz no Teatro do Jockey. Dâmaris Grün escreve sobre Caco – possível produção de memória para o espaço da casa, espetáculo da Realizadora Miúda, com direção de Caio Riscado, que criou a peça na ocasião da sua formatura no curso de Direção Teatral da UFRJ.

Pedro Allonso escreve sobre dois espetáculos que já concluíram suas primeiras temporadas, mas vão continuar em cartaz: Fragmentos, que tem direção e dramaturgia de João Paulo Cuenca e Fernanda Félix, esteve em cartaz no Oi Futuro e seguirá em cartaz no Teatro Dulcina; e Julia, encenada por Christianne Jatahy, com Julia Bernat e Rodrigo dos Santos, que estreou no SESC e fará uma segunda temporada no primeiro semestre de 2012 no Sérgio Porto.

Daniel Schenker também escreve sobre duas peças: O jardim, da Cia Hiato, de São Paulo, que fez curta temporada no Rio no Centro Cultural da Caixa; e Os náufragos do Louca Esperança, espetáculo criado pelo Théâtre du Soleil, da diretora Ariane Mnouchkine, que montou a estrutura da Cartoucherie no HSBC Arena.

Colaboraram nesta edição:

Andrea Stelzer, Daniel Schenker, Dâmaris Grün, Fátima Saadi, Patrícia Furtado de Mendonça, Patrick Pessoa, Pedro Allonso.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores