Vol. IV, nº 37, outubro de 2011

25 de outubro de 2011 Editoriais

A edição de outubro de 2011 da Questão de Crítica traz, na seção de críticas, o texto de Daniel Schenker sobre a peça Luis Antônio-Gabriela, de Nelson Baskerville, que esteve em cartaz no Rio no Tempo Festival. Do XVIII Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, cidade do interior do Estado de São Paulo, Igor de Almeida Silva apresenta uma seleção de cinco críticas. Neste recorte, alguns dos espetáculos mais significativos das mostras de teatro adulto e de rua: Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, direção de André Carreira, pelo Grupo Teatro que Roda, de Goiânia; Um dia ouvi a lua, de Luís Alberto Abreu, direção de Eduardo Moreira, pela Cia. Teatro da Cidade, de São José dos Campos-SP; Este lado para cima – isto é e não é um espetáculo, direção de Fábio Resende e Ademir de Almeida, pela Brava Companhia, de São Paulo; Até que a morte nos separe, baseado nos contos de A vida como ela é, de Nelson Rodrigues, com direção de Denilson Biguete, pela Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, de Presidente Prudente, e 2º D. Pedro 2º, texto de Carlos Canhameiro, provocação cênica de Fernando Villar, pela Cia. Les Commediens Tropicales, de São Paulo.

A seção de processos traz um artigo de Janaina Leite, integrante do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, sobre o conceito de teatro documentário e a criação da peça Festa de separação: um documentário cênico, criada em parceira com Fepa. Neste mês, Janaina Leite está no Rio para ministrar oficina sobre Teatro Documentário no SESC.

Estendendo o olhar até Portugal, na seção de conversas, Ana Bigotte Vieira e o ator e encenador Gonçalo Waddington falam sobre O judeu, montagem do grupo Dood Paard a partir da peça de Christopher Marlowe, O judeu de Malta. O espetáculo, apresentado no Festival de Almada 2011, é uma co-produção do Teatro Maria Matos, de Lisboa, com o coletivo Mundo Perfeito.

Na TV Questão de Crítica, nosso canal no Vimeo, em breve veiculamos o vídeo em que Dâmaris Grün, Pedro Allonso e Raphael Cassou conversam com o ator Marcelo Olinto sobre a montagem da peça de Brecht, Na selva das cidades, dirigida por Aderbal Freire-Filho, que esteve em cartaz no CCBB do Rio. Também veicularemos o vídeo do Encontro Pensamento de outubro, debate realizado na Ocupação Complexo Duplo do Teatro Gláucio Gill sobre a peça Un camino solo, de Walter Daguerre. O Encontro Pensamento é uma parceria da Questão de Crítica com o Complexo Duplo e tem curadoria de Dâmaris Grün e Humberto Giancristofaro.

Em novembro, vamos fazer o 1º Encontro Questão de Crítica: de 12 a 17 de novembro no Galpão Gamboa, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Uma das principais atividades do evento é a Oficina de Crítica de Teatro, que será realizada em dois módulos: o primeiro será ministrado por Luciana Romagnolli e o segundo por Valmir Santos. O primeiro módulo vai acontecer de 14 a 17 de novembro das 15h às 18h. Os interessados devem enviar e-mail para contato@questaodecritica.com.br com um breve currículo. A programação completa está  no blog do evento: http://www.questaodecritica.com.br/encontro/.

Colaboraram nesta edição:

Ana Bigotte Vieira, Daniel Schenker, Igor de Almeida Silva, Janaina Leite.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores