Vol. IV, nº 34, julho de 2011

31 de julho de 2011 Editoriais

A edição do mês de julho de 2011 está concentrada na seção de críticas.

Neste mês, Mariana Barcelos escreve sobre a peça Depois do filme, que tem texto, direção e atuação de Aderbal Freire-Filho e inaugura o Poeirinha, sala nova do Teatro Poeira. Pedro Allonso escreve sobre a montagem de As regras da arte de bem viver na sociedade moderna, do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, monólogo com Lorena da Silva e direção de Miguel Vellinho que esteve em cartaz ao longo de julho.

Damaris Grün escreve sobre Havana Café, montagem que a Cia Ensaio Aberto escolheu para comemorar seus 18 anos no galpão que o grupo agora ocupa na Praça Mauá. Humberto Giancristofaro escreve sobre Outros tempos, peça de Harold Pinter traduzida e dirigida por Pedro Freire, que cumpriu temporada no SESC. Ainda sobre a temporada carioca, Raphael Cassou escreve sobre O gato branco, texto de Jô Bilac dirigido por João Fonseca, que estreou no Espaço Cultural Sérgio Porto e agora está em cartaz no Teatro do Leblon.

Daniel Schenker escreve sobre as peças Los Hijos se han Dormido e Un Tranvía Llamado Deseo, ambas dirigidas por Daniel Veronese e assistidas em Buenos Aires – a primeira a partir de A gaivota, de Tchekhov, e a segunda, de Um bonde chamado desejo de Tennessee Williams.

Também publicamos um texto sobre uma peça criada em São Paulo, que está em cartaz no galpão do Teatro Tom Jobim, O idiota – uma novela teatral, da Mundana Companhia. Além da crítica de Daniele Avila Small, publicamos também, na TV Questão de Crítica, uma conversa com o grupo, realizado por Daniela Amorim, com filmagem e edição de Laura Magalhães e Humberto Giancristofaro.

Com esta edição, a Questão de Crítica completa mais de 300 textos publicados em mais de três anos de atividades.

No mês de julho se inicia a ocupação Complexo Duplo do Teatro Gláucio Gill, que tem direção artística de Felipe Vidal, colaborador da Questão de Crítica, e de Daniele Avila Small, editora da revista. A partir de agosto, começa o ciclo de debates Encontro Pensamento, que vai reunir artistas, críticos e o público do Rio para conversar sobre as peças em cartaz no Gláucio Gill. A curadoria do evento é dos críticos Dâmaris Grün e Humberto Giancristofaro.

Colaboraram nesta edição:

Damaris Grün, Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Mariana Barcelos, Humberto Giancristofaro, Pedro Allonso, Raphael Cassou.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores