Vol. IV, nº 31, abril de 2011

30 de abril de 2011 Editoriais

Neste mês de abril, a Questão de Crítica traz textos sobre algumas peças do Rio, espetáculos de outras cidades e até de outros países. A história do homem que ouve Mozart e da moça do lado que escuta o homem, dirigida por Luiz Antônio Rocha, que permanece em cartaz até o início de maio no SESC Tijuca, é analisada por Humberto Giancristofaro. O programa duplo Cozinha e dependências / Um dia como os outros, de Agnés Jaoui e Jean-Pierre Bacri com direção de Bianca Byington e Leonardo Netto, em cartaz no Teatro Poeira, recebe crítica de Daniel Schenker. Ainda na seção de críticas, Pedro Allonso escreve sobre o espetáculo O barril, com Ângela Dip e direção de Vivien Buckup, em cartaz no Teatro das Artes.

Dos espetáculos infantis em cartaz no Rio, Ricardo Schöpke escreve sobre O homem que amava caixas, dirigido por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, que está até o final de maio em cartaz no Oi Futuro Ipanema. Ele também escreve sobre Ay Carmela!, montagem do texto de José Sanchis Sinisterra em cartaz no SESC Casa da Gávea. Luciana Romagnolli, curitibana que há pouco se mudou para Belo Horizonte, escreve sobre um espetáculo mineiro que assistiu no Festival de Curitiba, o Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), montagem do Grupo Galpão para o clássico de Tchekhov.

Na seção de estudos, a pesquisadora portuguesa Ana Bigotte Vieira escreve sobre dois festivais de Nova York, o Under the Radar Festival 2011 e o BAM Next Wave Festival 2010. A iniciativa de escrever este artigo partiu da leitura do texto que Walter Daguerre escreveu sobre o Under the Radar, publicado na edição de fevereiro da Questão de Crítica.

Na TV QdC, nosso canal no Vimeo, Dinah Cesare conversa com Antonio Guedes, diretor do Teatro do Pequeno Gesto, que em breve estreia a peça Antígona Creonte, na ocupação Complexo Duplo do Teatro Gláucio Gill, que inicia em junho.

Colaboraram nesta edição:

Ana Bigotte Vieira, Daniel Schenker, Dinah Cesare, Humberto Giancristofaro, Luciana Romagnolli, Pedro Allonso, Ricardo Schöpke.

Editora:

Daniele Avila Small.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores