Vol. III, nº 22, junho de 2010

21 de junho de 2010 Editoriais

A edição de junho de 2010 da Questão de Crítica traz uma reflexão sobre a perfomance, no artigo de Flavio Graff sobre Site Specific for Love, em que se discute o estatuto da imagem, seu caráter transitório ou permanente. Para isso, o autor recorre a exemplos das artes visuais, situando a performance nesse contexto. No entanto, a performance é também uma questão para as artes cênicas (para o teatro, assim como para a dança).

É nesse lugar de interseções que se encontra também o espetáculo Otro, do Coletivo Improviso, que nesta edição é analisado por Jackie Fletcher, do The British Theatre Guide, com tradução de Daniele Avila Small. A crítica foi feita a partir da apresentação do grupo no Kunstenfestivaldesarts, no mês passado.

Em outra direção, publicamos também a crítica de Savana Glacial, um espetáculo de teatro que parece ter uma proposta mais tradicional, atualmente em cartaz no Teatro Maria Clara Machado.

Na seção de processos, espaço voltado para a experimentação da escrita dos artistas sobre os seus trabalhos, publicamos um artigo de Ana Ferreira, da ACRUEL Companhia, de Curitiba, sobre o processo de criação de Espaço Outro, espetáculo realizado recentemente numa caixa de acrílico num espaço público da capital paranaense.

Colaboraram nesta edição:

Ana Ferreira, Daniele Avila Small, Flavio Graff, Jackie Fletcher, Dâmaris Grün.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores