Vol. II, nº 15, maio de 2009

25 de maio de 2009 Editoriais

Na edição de maio de 2009 da Questão de Crítica, damos início à publicação de textos da atriz Gabriela Carneiro da Cunha sobre o estágio realizado no Théâtre du Soleil, em Paris, com a diretora Ariane Mnouchkine. Gabriela conseguiu passagens para a França através do edital do Ministério da Cultura e propôs, como contrapartida, a publicação de artigos na Questão de crítica, que serão colocados online ao longo deste e do próximo mês.

A seção de críticas começa com a análise de Daniel Schenker para a versão brasileira da peça Espia uma mulher que se mata, adaptação do encenador argentino Daniel Veronese para o Tio Vânia de Tchekhov. A versão brasileira foi dirigida por uma dos atores da montagem original. Dinah Cesare escreve sobre a peça Rock’n’Roll de Tom Stoppard, dirigida por Felipe Vidal e Tato Consorti, que esteve em cartaz no Teatro Nelson Rodrigues e em maio inicia nova temporada no Teatro Villa-Lobos.

A seção de estudos traz ainda um artigo de Wilson Coelho sobre o filme Dogville, a partir do ponto de vista da estética brechtiana; além de um texto de Lucio Espírito Santo sobre o teatro de Gerald Thomas. Publicamos ainda neste mês uma conversa realizada por Daniel Schenker, Daniele Avila e Dinah Cesare com a cenógrafa Aurora dos Campos; e uma conversa de Dodi Leal com Augusto Boal.

Colaboraram nesta edição:

Dâmaris Grün, Daniel Schenker, Daniele Avila, Dinah Cesare, Dodi Leal, Gabriela Carneiro da Cunha, Lucio Espírito Santo e Wilson Coelho.

Editoras:

Daniele Avila Small e Dinah Cesare.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores