Vol. I, nº 7, setembro de 2008

25 de setembro de 2008 Editoriais

A edição de setembro de 2008 da revista QUESTÃO DE CRÍTICA traz críticas sobre espetáculos em cartaz na cidade que se avizinham da performance ou se definem a partir desse conceito, como é o caso de Site specific for love, da Cia de Teatro Autônomo, que fez parte do evento Performance Presente Futuro, realizado em agosto no Oi Futuro. Analisamos também a peça-performance da Cia. Vértice, dirigida por Christianne Jatahy: A falta que nos move ou Todas as histórias são ficção, atualmente em cartaz na Casa França Brasil.

Da 9ª Mostra Prática Unirio, publicamos um texto sobre o espetáculo Sísifo, da aluna-diretora Diana de Hollanda realizado com alunos da graduação em Artes Cênicas dessa universidade. Ao longo do mês, publicaremos textos sobre essa peça e sobre A descoberta das Américas, monólogo com Júlio Adrião, espetáculo convidado dessa mostra e que está em cartaz no repertório do Teatro Maria clara Machado. Essa edição também traz duas críticas de outro monólogo, a peça Ingrid, em que Carolina Virgüez se coloca como Ingrid Betancourt, em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto.

Publicaremos também uma conversa com Silvia Pasello, atriz italiana da Fundação Pontedera de Teatro, que está dirigindo uma montagem de O Castelo de Franz Kafka, peça de formatura de alunos da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras. Com isso, no mês de setembro, voltamos o nosso olhar não apenas para a performance, mas para a produção engendrada nas escolas de teatro da cidade.

Colaboraram nesta edição:

Dâmaris Grün, Daniele Avila e Dinah Cesare.

Editores:

Daniele Avila Small, Dinah Cesare e Marcio Freitas.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores