Vol. I, nº 6, agosto de 2008

25 de agosto de 2008 Editoriais

A edição de agosto de 2008 da Questão de Crítica traz um texto de Yan Michalski, intitulado O declínio da crítica na imprensa brasileira. Nesse texto, que foi publicado no início dos anos 80 nos Cadernos de Teatro do Tablado, Yan Michalski faz uma reflexão sobre a crítica jornalística, levando em consideração não apenas a sua própria trajetória como crítico do Caderno B do Jornal do Brasil, mas também as suas referências de crítica. Ele analisa o passado recente desta atividade no eixo Rio-São Paulo e se questiona sobre as perspectivas de futuro para a crítica teatral.

Na seção de críticas, apresentamos reflexões sobre as peças Realidade virtual, texto do norte-americano Alan Arkin, que está em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal; Cine-Teatro Limite, espetáculo dirigido por Pedro Brício (autor da peça) e Sérgio Módena, que faz temporada no Teatro Glória; e Estação terminal, trabalho da atriz Tuca Moraes sobre textos de Lima Barreto, que tem como suporte cenográfico a instalação penetrável Velatura de Suzana Queiroga.

Assim como na edição de julho, a edição de agosto aponta para uma tendência da nossa pesquisa de crítica: nesse momento, preferimos abordar apenas alguns espetáculos, que nos dão estímulo para refletir sobre a prática do teatro, do que fazer uma cobertura da programação da cidade. Assim, colocamos a atividade da crítica menos como um instrumento de divulgação dos eventos, e mais como um veículo de movimentação de idéias.

Colaboraram nesta edição:

Daniel Schenker, Daniele Avila, Yan Michalski (republicação).

Editores:

Daniele Avila Small, Dinah Cesare e Marcio Freitas.

Newsletter

Edições Anteriores

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais – foi lançada no Rio de Janeiro em março de 2008 como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas que tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Atualmente com quatro edições por ano, a Questão de Crítica se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso.

Edições Anteriores